HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

MATEMÁTICA  TAMBÉM  
TEM  HISTÓRIA.



             A História da Matemática pode estar presente na sala de aula em vários contextos diferentes, pode ser apresentada de forma lúdica com problemas curiosos, “os enigmas”, como fonte de pesquisa e conhecimento geral, como introdução de um conteúdo ou atividades complementares de leitura, trabalho em equipe e apresentação para o coletivo. Também pode apresentar a matemática com uma gama de possibilidades de atividades diferenciadas que vão muito além das infindáveis sequências de exercícios e memorização de métodos e fórmulas.
            Com a História da Matemática, tem-se a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a mais contextualizada, mais integrada com as outras disciplinas, mais agradável, mais criativa, mais humanizada.
Segundo D’Ambrosio (1999):
                 “As idéias matemáticas comparecem em toda a
                                 evolução da humanidade, definindo estratégias de ação
                       para lidar com o ambiente, criando e desenhando
                                 instrumentos para esse fim, e buscando explicações sobre
                    os fatos e fenômenos da natureza e para a própria
                                    existência. Em todos os momentos da história e em todas as
                          civilizações, as idéias matemáticas estão presentes em
         todas as formas de fazer e de saber.” (p. 97)

                  Entende-se que a História da Matemática tem potencial para fazer a integração necessária entre os conteúdos da matemática e desta com as outras disciplinas, uma vez que ela acompanha a história da humanidade.
                Por meio da História da Matemática, pode-se verificar que a matemática é uma construção humana, foi sendo desenvolvida ao longo do tempo e, por assim ser, permite compreender a origem das idéias que deram forma à cultura, como também observar aspectos humanos de seu desenvolvimento, enxergar os homens que criaram essas idéias e as circunstâncias em que se desenvolveram. De acordo com D’Ambrosio (1999, p.97), “Acredito que um dos maiores erros que se pratica em educação, em particular na Educação Matemática, é desvincular a Matemática das outras atividades humanas.”
          É claramente visto, que a história da matemática propicia mostrar que a matemática tem um processo histórico, é uma construção humana, que é gerada pelas necessidades práticas construídas para atender a certas demandas da sociedade.





             Estudar a História da Matemática permite que o professor tenha uma visão mais ampla e contextualizada de sua disciplina interligando a Matemática com outras disciplinas, respeitando suas especialidades.
            De  acordo  com  D’Ambrosio  (1996)  a  História da Matemática no ensino deve ser encarada sobretudo pelo seu valor de motivação para a Matemática. Deve-se dar curiosidades, coisas interessantes e que poderão motivar alguns alunos. Os alunos têm interesses diferentes, com Matemática não é exceção.

Números Racionais

          Os Números Racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. No Egito Antigo, durante inundações do Rio Nilo , muitas terras ficavam submersas, e isso fazia com que elas recebessem nutrientes. Essas terras tornavam-se muito férteis para a agricultura. Dessa forma, quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os terrenos de cada proprietário. No entanto, por mais eficientes que tentassem ser, não encontravam um número inteiro para representar tais medidas, o que os levou à utilização de frações.
Assim, o conjunto dos números racionais engloba todos os números fracionários e as dízimas periódicas (números decimais). O conjunto é representado pela letra Q maiúscula.


           Em matemática, a reta real é simplesmente o conjunto dos números reais R. No entanto, este termo é normalmente aplicado quando R é tratado como um espaço de alguma forma, como um espaço topológico ou um espaço vetorial (ou ambos, ou seja, um espaço linear topológico). A reta real tem sido estudada desde a época dos gregos da antiguidade, mas foi apenas rigorosamente definida com o advento da análise. Antes e depois desta data, tem sido um exemplo com importante papel em vários ramos da matemática.
A reta real comporta uma topologia natural que pode ser definida de maneiras diferentes e equivalentes. Primeiro, como os números reais possuem uma ordem total, eles admitem uma topologia de ordem. Com respeito a esta topologia, a reta real é um contínuo linear. Segundamente, os números reais podem ser transformados em espaço métrico definindo a distância entre dois números como valor absoluto de sua diferença:
D(x,y)= / y - x /

Esta métrica induz uma topologia em R equivalente à topologia da ordem.


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