Plano de aula como ferramenta de gestão
Um plano de aula interpretado como gestão exige a elaboração de uma agenda que administre, por um lado, a dimensão do tempo de trabalho em consideração com a realidade a que a escola está submetida e, por outro lado, os feedbacks recolhidos na forma de atividades ou avaliações aplicadas aos alunos.
No Currículo, a construção de um plano de aula é considerada indispensável à gestão da sala de aula, e sua elaboração é entendida como o mapeamento dos conteúdos levando-se em consideração a devida escala de profundidade com que serão trabalhados e visando ao desenvolvimento de habilidades e grupos de competências selecionados para determinados fins. O mapeamento se torna, assim, um componente que permite traçar o percurso a ser percorrido na transformação da informação em conhecimento.
PLANO
DE AULA
PÚBLICO ALVO: 9 º ano
do E.F.
TEMPO PREVISTO: 6 AULAS.
OBJETIVO GERAL: Resolver situações
problemas com números racionais nas formas fracionárias, a partir delas,
construir e ampliar os significados da adição, subtração, multiplicação,
divisão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Relembrar o sistema de numeração;
·
Conhecer os conjuntos dos números racionais (H01);
·
Compreender o significado das frações na representação de medidas
inteiras e da equivalência de frações (H02);
·
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como
extensão dos sistema de numeração decimal, identificando a existência de
“ordem” como décimos, centésimos e milésimos (H03).
·
Compreender o conceito de equivalência de frações e aplicar os
procedimentos para transformar frações em outras equivalentes e com
denominadores iguais ( reduzir ao mesmo denominador comum);
·
Saber realizar de modo significativo as operações com números racionais
(H10);
·
Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações
(H15).
JUSTIFICATIVA:
Utilizar procedimentos para desenvolver habilidades algoritmos e técnicas de
cálculos das várias operações com números racionais na forma fracionárias, com
compreensão dos processos neles envolvidos. Também é necessário um trabalho
mais longo e profundo com a escrita numérica decimal, decorrente do
desenvolvimento da tecnologia nos tempos atuais.
ESTRATÉGIAS E
PROCEDIMENTOS:
1. Iniciar lendo o
texto: “ FRAÇÕES NO MUNDO ANTIGO” ( Adaptado de: Vasconcelos, Fernando de
Almeida e História dos matemáticos na Antiguidade, Gundeach, Bernard H. Números
e numerais);
– TRABALHANDO A HABILIDADE
02.
2.
Realizar um diagnóstico através de resolução de exercícios, para
verificar se os alunos dominam os conteúdos necessários para desenvolver as
habilidades e competências elencadas.
- EXERCÍCIOS QUE TRABALHAM AS HABILIDADES H01,H02,H03,H10,H15,H16
3. A partir desse diagnóstico, mapear e traçar um percurso de aprendizagem, que
tenha os conteúdos de anos anteriores que devem ser relembrados (resgatados) ao
longo do percurso.
4. Através de uma
situação problema, buscar o desenvolvimento da competência leitora e de
inferência. Solicitar aos alunos uma escrita pessoal sobre os passos que
percorreram durante as aulas para chegarem ao resultado final da situação
problema.
5. Para fixar os
conhecimentos trabalhados, dividir os alunos em grupos e jogar o dominó de
frações (ou outro jogo sobre números racionais);
- TRABALHAR HABILIDADES H03 E H1
6. Depois trabalhar com o texto: “ O TEOREMA DO
PAPAGAIO” de Denis Guedj.
- TRABALHAR A HABILIDADE
H15
7. Para finalizar passar o filme “ Corrente do Bem” para
trabalhar o conceito de multiplicação e potenciação.
-
TRABALHANDO A HABILIDADE H16
ATIVIDADE: Multiplicação e potenciação com base no filme "A Corrente do Bem"
RECURSOS:
·
Aulas didáticas – expositivas – dialógica para resgatar os conteúdos;
·
Cópias dos textos;
·
Confecções de Jogos (cartolina, canetinha, régua, lápis,etc)
AVALIAÇÃO:
Será feita de maneira contínua, durante o decorrer das aulas, através dos
procedimentos e atividades que serão ministradas. Além da avaliação dos
procedimentos, também será feita uma avaliação escrita:
·
Observação assistemática da participação dos discentes;
·
Resolução individual de novos problemas.
RECUPERAÇÃO:
A partir das habilidades não contempladas, serão retomados os conteúdos
com maior detalhamento, procurando esclarecer as dúvidas.
MAPA DE PERCURSO
CONTEÚDO – Operação com
números racionais
BLOCO TEMÁTICO: Número e Operação
ANO: 9º ano
HABILIDADE: H01, H02, H03,
H10 e H15
H01: Reconhecer as diferentes
representações de um número racional. (GI)
H02: Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados. (GI)
H03: Reconhecer as representações
decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração
decimal, identificando a existência de "ordem" como décimos, centésimos e milésimos. (GI)
H10: Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação ,divisão,
potenciação e radiciação).(GII)
H15: Resolver problemas com números
racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação). (GIII)
H16: Resolver problemas que envolvam
porcentagem. (GIII)
MAPA DE
PERCURSO
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