PERCURSO E PLANO DE AULA

Plano de aula como ferramenta de gestão

Um plano de aula interpretado como gestão exige a elaboração de uma agenda que administre, por um lado, a dimensão do tempo de trabalho em consideração com a realidade a que a escola está submetida e, por outro lado, os feedbacks recolhidos na forma de atividades ou avaliações aplicadas aos alunos.
No Currículo, a construção de um plano de aula é considerada indispensável à gestão da sala de aula, e sua elaboração é entendida como o mapeamento dos conteúdos levando-se em consideração a devida escala de profundidade com que serão trabalhados e visando ao desenvolvimento de habilidades e grupos de competências selecionados para determinados fins. O mapeamento se torna, assim, um componente que permite traçar o percurso a ser percorrido na transformação da informação em conhecimento.


PLANO  DE  AULA
PÚBLICO ALVO:   9 º ano do E.F.
TEMPO PREVISTO:  6 AULAS.
OBJETIVO GERAL: Resolver situações problemas com números racionais nas formas fracionárias, a partir delas, construir e ampliar os significados da adição, subtração, multiplicação, divisão.
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS:
·         Relembrar o sistema de numeração;
·         Conhecer os conjuntos dos números racionais (H01);
·         Compreender o significado das frações na representação de medidas inteiras e da equivalência de frações (H02);
·         Reconhecer as representações decimais dos números racionais como extensão dos sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordem” como décimos, centésimos e milésimos (H03).
·         Compreender o conceito de equivalência de frações e aplicar os procedimentos para transformar frações em outras equivalentes e com denominadores iguais ( reduzir ao mesmo denominador comum);
·         Saber realizar de modo significativo as operações com números racionais (H10);
·         Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (H15).
  JUSTIFICATIVA:  Utilizar procedimentos para desenvolver habilidades algoritmos e técnicas de cálculos das várias operações com números racionais na forma fracionárias, com compreensão dos processos neles envolvidos. Também é necessário um trabalho mais longo e profundo com a escrita numérica decimal, decorrente do desenvolvimento da tecnologia nos tempos atuais.
ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS:
1.     Iniciar lendo o texto: “ FRAÇÕES NO MUNDO ANTIGO” ( Adaptado de: Vasconcelos, Fernando de Almeida e História dos matemáticos na Antiguidade, Gundeach, Bernard H. Números e numerais);
– TRABALHANDO A HABILIDADE 02.
2.     Realizar um diagnóstico através de resolução de exercícios, para verificar se os alunos dominam os conteúdos necessários para desenvolver as habilidades e  competências elencadas.
- EXERCÍCIOS QUE TRABALHAM AS HABILIDADES H01,H02,H03,H10,H15,H16
      3. A partir desse diagnóstico, mapear e traçar um percurso de aprendizagem, que tenha os conteúdos de anos anteriores que devem ser relembrados (resgatados) ao longo do percurso.
4.     Através de uma situação problema, buscar o desenvolvimento da competência leitora e de inferência. Solicitar aos alunos uma escrita pessoal sobre os passos que percorreram durante as aulas para chegarem ao resultado final da situação problema.

5.     Para fixar os conhecimentos trabalhados, dividir os alunos em grupos e jogar o dominó de frações (ou outro jogo sobre números racionais);
- TRABALHAR  HABILIDADES  H03 E H1
6.      Depois trabalhar com o texto: “ O TEOREMA DO PAPAGAIO” de Denis Guedj.
- TRABALHAR  A  HABILIDADE  H15
 7. Para finalizar  passar o filme “ Corrente do Bem” para trabalhar o conceito de multiplicação e potenciação.
           -  TRABALHANDO A HABILIDADE  H16
ATIVIDADE: Multiplicação e potenciação com base no filme "A Corrente do Bem"
Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente. Instigado por uma 
atividade sugerida por um professor, cuja intenção era somente fazer as crianças pensar,
 Trevor, 12 anos, dispara uma corrente do bem. Para participar, bastaria ajudar uma
 pessoa a fazer algo que ela dificilmente conseguiria sozinha. Com uma única condição:
 que o favorecido replicasse a boa ação para três pessoas.
Objetivos 
Aproximar-se do conceito de progressão e desenvolver a capacidade de analisar
 numericamente uma situação. 

Conteúdo 
Multiplicação e potenciação
Anos
8º e 9º.
Trechos selecionados
Exiba o filme todo, mas atenha-se à cena em que o garoto Trevor explica, em sala de aula,
 a sua idéia sobre a corrente do bem aos colegas (33m00s a 35m00s) e ao fim da história
 (1h53m55s a 2h03m05s).

Atividade
Após a exibição, faça um bate-papo sobre a história e a idéia de Trevor. Pergunte se a
situação retratada no filme, em que centenas de pessoas se envolvem em pouco tempo,
 é matematicamente viável. Proponha então a seguinte brincadeira para a turma: um
aluno deverá tocar o braço de dois colegas. Os que foram tocados ficam com um braço
 levantado e encostam-se a outros dois alunos, desde que ainda não tenham participado.
 No fim, converse com a turma sobre a rapidez com que todos participam e pergunte: e
 se cada um tocasse três em vez de dois colegas? O que mudaria? E se a escola toda
fosse envolvida?

Analise as opiniões dos alunos a respeito da pergunta e, em seguida, apresente a lenda
 do tabuleiro de xadrez contada por Malba Tahan (O Homem que Calculava ).
 Pergunte aos alunos se o rei da história conseguiria atender ao pedido feito pelo
brâmane e avalie se eles entenderam o conceito apresentado.

     

 RECURSOS:
·         Aulas didáticas – expositivas – dialógica para resgatar os conteúdos;
·         Cópias dos textos;
·         Confecções  de  Jogos (cartolina, canetinha, régua, lápis,etc)


 AVALIAÇÃO: Será feita de maneira contínua, durante o decorrer das aulas, através dos procedimentos e atividades que serão ministradas. Além da avaliação dos procedimentos, também será feita uma avaliação escrita:
·         Observação assistemática da participação dos discentes;
·         Resolução individual de novos problemas.
 RECUPERAÇÃO:  A partir das habilidades não contempladas, serão retomados os conteúdos com maior  detalhamento, procurando esclarecer as dúvidas.
 MAPA DE PERCURSO
CONTEÚDO – Operação com números racionais
BLOCO TEMÁTICO: Número e Operação
ANO: 9º ano
HABILIDADE:  H01, H02, H03, H10 e H15
H01: Reconhecer as diferentes representações de um número racional. (GI)
H02: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. (GI)
H03: Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordem" como décimos,  centésimos e milésimos. (GI)
H10: Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação ,divisão, potenciação e radiciação).(GII)
H15: Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação   e radiciação). (GIII)
H16: Resolver problemas que envolvam porcentagem. (GIII)
MAPA  DE  PERCURSO










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